Contratação de Estagiários frente à crise econômica brasileira.
Manaus – A crise política e econômica que o Brasil vem sofrendo se intensificou em 2016 e tem acarretado o aumento do desemprego em níveis alarmantes.
Os últimos levantamentos do IBGE, instituição que acompanha as contratações em mais de 3 mil municípios, mostraram que o desemprego chegou aos 9%, neste ano. E há projeções de que 2016 feche com 11%.
Segundo o Presidente do Instituto Trimonte de Desenvolvimento – ITD, Rodrigo Neves, a contratação de estagiários teria a mesma tendência não fosse o fato de que muitos empresários terem encontrado nesta atividade uma alternativa inteligente para aumentar a produtividade e reduzir os custos em meio à crise. “O estagiário é um sangue novo dentro das instituições, traz novas ideias e está aberto ao aprendizado”, aponta Rodrigo.
Estudos revelam que jovens em formação acadêmica têm maior motivação e facilidade em se adequar às normas e procedimentos de uma organização.
Esta tendência se explica pelo motivo de que a contratação de estagiários para atividades de rotina dentro da empresa tem se demonstrado promissora e provoca uma considerável redução nas despesas com encargos sociais já que a legislação do estágio (Lei 11.788/2008) concede incentivos aos empresários que optarem por esta modalidade. Além do mais, a empresa estará desempenhando um importante papel no tocante à responsabilidade social, já que investir em estagiários tem interferência direta na redução da evasão universitária e no aumento dos índices de educação.
Um levantamento efetuado pelo ITD, no primeiro quadrimestre de 2016, evidencia que a contratação de estagiários por empresas privadas teve uma aumento de cerca de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Este crescimento tem sido observado, principalmente, nas empresas de pequeno e médio porte, tais como clínicas médicas, escritórios contábeis e advocatícios, imobiliárias, centrais de atendimento, academias de ginástica, gestoras de condomínios, entre outras.
Empresas públicas e privadas e inclusive, profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional, e que tenham interesse em contratar estagiários podem contatar o ITD e receberão todas as orientações necessárias. Clique aqui.