ITD - Instituto Tecnológico
Diocesano Santo Amaro
R. Cel. Conrado Siqueira Campos
Nº 68 - Brooklin
CEP 04704-140 São Paulo - SP
(11) 3798-7925
atendimento@itd.org.br

LIVRO DIDÁTICO DE EJA POR APENAS R$ 19,00

SE VOCÊ ATUA COM EJA (DO 1º AO 5º ANO) E ESTÁ EM BUSCA DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUALIDADE E COM PREÇO ACESSÍVEL, A COLEÇÃO "CRESCENDO NO SABER" É UMA ÓTIMA ALTERNATIVA.

 

    A coleção CRESCENDO NO SABER é composta por:


    - Apostila de Língua Portuguesa e Matemática | Módulo 1;
    - Apostila de Língua Portuguesa e Matemática | Módulo 2;
    - Apostila de Língua Portuguesa e Matemática | Módulo 3;
    - Apostila de Língua Portuguesa e Matemática | Módulo 4;
    - Proposta Curricular: Língua Portuguesa | Matemática | Programa de Educação de Jovens e Adultos | 1º CICLO.

Características:

-4 livros multidisciplinares (Língua Portuguesa e Matemática) que correspondem ao Ciclo 1 (1º ao 5º ano, antiga 1ª a 4ª série); Divididos em: Módulo 1, 2, 3 e 4. Cada aluno trabalha com apenas  um livro por módulo (série);

-Conteúdos baseados nos Parâmetros Curriculares Nacionais com inclusão de diversidade de gêneros textuais importantes para o contexto da EJA.

-Textos exclusivos produzidos e selecionados para a modalidade EJA, com foco na vivência do aluno adulto, como a vida urbana das metrópoles, a migração nordestina, o adulto no mundo do trabalho e a família;

-Livro de Módulo 1 (alfabetização inicial) com alguns elementos  tradicionais à exemplo de letras e palavras pontilhadas, importante para fortalecer aspectos  psicomotores de alunos mais idosos.

-Conceitos explanados com uso de exemplos e exercícios acompanhados de atividades complementares ao final do livro;

-Acabamento em espiral para facilitar a ergonomia da escrita e manuseio do material;

-Capas com convite gráfico especial que compõem uma homenagem ao universo da EJA;

-Opção de acompanhamento de Proposta Curricular (destinada ao Professor) que propõe segmentação trimestral para acompanhamento das atividades.

-Material produzido por editora com mais de 10 anos de experiência no segmento;

SOBRE O OBJETIVO E A GÊNSE DA COLEÇÃO: A coleção CRESCENDO NO SABER foi criada inicialmente para os alunos e Alfabetizadores do ITD- Instituto Tecnológico Diocesano Santo Amaro, participantes do Programa de Suplência Estadual/SP Alfabetiza São Paulo, devido a necessidade de terem um material didático de qualidade, mas com custo acessível ao que o convênio entre entidade e órgão público previam. Observando que as tradicionais editoras possuíam livros muito extensos e densos para a curta carga horária da EJA, além dos altos custos, a coleção foi criada com o princípio da acessibilidade. Em especial para entidades sociais que trabalham no formato Educação Popular e não possuem fomento de iniciativas governamentais ou privadas para terem acesso aos livros didáticos de grande circulação.


SOBRE A ORGANIZAÇÃO: A coleção foi organizada por Ionara Cristine Lermen, coordenadora administrativo pedagógica do programa de EJA Alfabetiza São Paulo no ITD, que buscou agregar ao material, além de uma extensa pesquisa em diversas bibliografias da EJA,  um vasto número de imagens significativas ao universo do aluno da EJA, assim como propostas de leituras que agregam poesia, músicas populares, literatura de cordel, parlendas e lendas urbanas, dentre outros gêneros textuais discursivos que ampliam o universo da significação e das metáforas verbais e visuais para o segmento. Devido ao apelo e torno da visualidade que a coleção sugere, Ionara, publicitária com formação em séries iniciais, criação para multimeios e mestre em comunicação e semiótica, propôs nas capas da coleção uma espécie de história sequencial que homenageia os migrantes nordestinos chegados à São Paulo, público proeminente nos programas de educação popular do estado. Além dela, Berenice Sato, coordenadora pedagógica de equipe do Programa Alfabetiza SP, com formação em matemática, foi responsável pelo auxílio na elaboração e revisão dos conteúdos matemáticos da coleção. Milton Siqueira, com formação em letras e tecnologia da informação, foi o responsável pela revisão ortográfica do material (Novo Acordo Ortográfico).

_____________________________________________________________________

 

AS CAPAS DA COLEÇÃO: UMA HOMENAGEM ESPECIAL AO ALUNO DA EJA

A Coleção Crescendo no Saber traz nas capas de seus livros uma homenagem aos migrantes da região nordeste que residem no estado de São Paulo, público proeminente nos programas de EJA do estado. A apostila de Módulo 1, na cor vermelha, traz em sua representação a referência da vegetação nordestina (palmas e cactos), com um sol em maior proporção e um casal de mãos dadas que deixa o local em busca de novas oportunidades em outro estado. Tal imagem objetiva explicitar a força de vontade e coragem dessas pessoas, ao lançarem-se em busca de uma nova vida, independente das condições adversárias. Já na Apostila de Módulo 2, na cor azul, a referência se dá a chegada na região sudeste (em específico à cidade de São Paulo) onde a família de migrantes depara-se com as grandes construções (prédios) que caracterizam-se como elementos urbanos bastante proeminentes, impactando em um primeiro momento, mas oferecendo aos novos moradores um ar de pertencimento a uma grande metrópole.
Em sequência, a apostila de Módulo 3, na cor amarela, explicita duas outras fortes características da urbanização paulistana, através da grande frota de ônibus coletivos (referência aos grandes engarrafamentos e a um dos meios de transporte mais comuns e importantes da cidade), bem como a referenciação às fortes chuvas que atingem a capital, em especial nos primeiros meses do ano. Por fim, a apostila de Módulo 4, na cor verde, simboliza o migrante deparando-se com o mercado de trabalho e apercebendo-se com a necessidade de retomar seus estudos, no intuito de dar continuidade a seu sonho, o qual terá ainda mais sucesso a partir do momento que permite-se buscar em programas de educação popular, o auxílio para seu processo de escolarização através da EJA.
A diversidade de texturas que compõem o preenchimento das imagens (tecidos, sementes, objetos) e a referência pontilhada das “costuras” que compõem o contorno de cada uma, também são uma menção as técnicas, a exemplo do patchwork, que se utilizam do artesanato com retalhos, tipificando a construção da vida, unindo partes, momentos, pessoas, escolhas e oportunidades, formando um todo que finda no acesso à educação básica, fundamental e de direito a todos os cidadãos.

 

 

INFORMAÇÕES E VENDAS

Fone: (11) 3798-7925         e-mail: atendimento@itd.org.br

 


1 imagem(ns)
Alfabetiza - São Paulo ITD Diocese de Santo Amaro - São Paulo | Brasil Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo Prefeitura de São Paulo Shopping Interlagos CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola