ITD - Instituto Tecnológico
Diocesano Santo Amaro
R. Cel. Conrado Siqueira Campos
Nº 68 - Brooklin
CEP 04704-140 São Paulo - SP
(11) 3798-7925
atendimento@itd.org.br

ITD LANÇA INÉDITA COLEÇÃO DIDÁTICA PARA EJA:

Um sonho antigo toma forma no ano de 2012 no Instituto Tecnológico Diocesano Santo Amaro. Trata-se da coleção de apostilas didáticas "Crescendo no Saber", destinada aos alunos do programa de EJA Alfabetiza São Paulo. A coleção é composta por 4 livros multidisciplinares específicos a cada módulo e da Proposta Curricular, específica aos alfabetizadores e coordenadores de equipe, que formam o corpo docente do programa.
A coleção foi organizada pela colaboradora Ionara Cristine Lermen, que buscou agregar ao material um vasto número de imagens diversificadas e significativas ao universo da EJA, bem como propostas de leituras que agregam poesia, músicas populares, literatura de cordel, cantigas antigas, dentre outras propostas que ampliam o universo da significação e das metáforas verbais e visuais para a EJA. Devido ao apelo e torno da visualidade que a coleção propõe, Ionara Lermen, publicitária, com formação em magistério -séries iniciais-, publicidade e propaganda, especialização em criação em multimeios e mestranda em comunicação e semiótica, propôs nas capas da coleção uma espécie de história sequencial que homenageia os migrantes nordestinos, cerca de 50% do público discente. Além dela, Berenice Sato, coordenadora de equipe ITD, com formação em matemática, foi responsável pelo auxílio na elaboração e revisão dos conteúdos matemáticos da coleção. Berenice agregou ao trabalho, além dos conhecimentos específicos na área, a experiência docente, pois além de coordenadora, já foi alfabetizadora no Programa. Milton Siqueira, gerente ITD, com formação em letras, foi responsável pela revisão ortográfica do material. Além deles, houve ainda o apoio de Naíla Gomes Albuquerque (Coordenadora Pedagógica ITD), Andreia Firmo (supervisão ITD) e dos incansáveis e talentosíssimos produtores gráficos, os estagiários Juscelino José da Costa, Arilene Pereira de Sousa e Juliana Oliveira.

A  coleção CRESCENDO NO SABER é destinada a mais de seis mil alunos, duzentos alfabetizadores voluntários e vinte coordenadores de equipe, que representam, acima de tudo, a luta pelo direito de uma educação de qualidade.
A equipe ITD ressalva que o processo de ensino aprendizagem ocorre por toda a vida, assim, deseja que esta coleção seja um ponto significativo nesse processo, trazendo resultados grandiosos para todos que dela fizerem uso.
    A coleção CRESCENDO NO SABER é composta por:
    - Apostila de Língua Portuguesa e Matemática | Módulo 1;
    - Apostila de Língua Portuguesa e Matemática | Módulo 2;
    - Apostila de Língua Portuguesa e Matemática | Módulo 3;
    - Apostila de Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e Natureza | Módulo 4;
    - Proposta Curricular: Língua Portuguesa | Matemática | Estudos da Sociedade e Natureza | Programa de Educação de Jovens e Adultos | 1º CICLO.
    Esperamos que ao final de cada apostila, mais e mais educandos adquiram novos conhecimentos. E que, aos educadores, esta coleção venha  a facilitar e motivar ainda mais as atividades docentes.

Segue abaixo a mensagem dos elaboradores da coleção:

" Este material foi produzido pelo Instituto Tecnológico Diocesano Santo Amaro, como mais uma contribuição para o campo da Educação de Jovens e Adultos. Desde o ano de 2002 o ITD executa, em convênio com a Secretaria de Estado da Educação, o Programa Alfabetiza São Paulo, que visa oferecer ensino em modalidade de suplência, escolarização para jovens e adultos que não ingressaram ou não concluíram seus estudos nas séries correspondentes ao 1º Ciclo do Ensino Fundamental.
A coleção CRESCENDO NO SABER, que apresentamos, atende à uma demanda de mais de seis mil alunos, duzentos alfabetizadores voluntários e vinte coordenadores de equipe, também voluntários, que expressaram interesse em dispor de materiais didáticos que os apoiassem em seus processos de ensino-aprendizagem. Desse modo, além do trabalho da equipe interna  ITD, essa coleção resulta das observações do corpo docente e discente do programa, fundamentais para a criação de um material correspondente aos anseios e necessidades da modalidade de Educação de Jovens e Adultos Ciclo 1.
Essa soma de esforços para que esta coleção correspondesse, de maneira competente e inovadora, às necessidades de educandos e educadores, também só foi possível graças ao  apoio obtido junto às entidades que veem em iniciativa de responsabilidade social através da educação, a possibilidade de ampliarem suas áreas de atuação, em esferas que visam a solidariedade e o bem comum, como é o caso do Shopping Interlagos, Ultrafarma, CIEE e Banco Bradesco S.A.
Entendemos que este material didático, assim como a proposta curricular em que se baseia, possam ser utilizados como engrenagem para a melhoria de nosso programa educativo, somando-se a criatividade e talento de cada alfabetizador em sua prática docente diária. Nosso desejo é que a Coleção CRESCENDO NO SABER, seja também um estímulo a elaboração de novos materiais e o aprimoramento deste, de forma a auxiliar-nos continuamente a nos aperfeiçoar e, no futuro, estarmos aptos a superar as limitações que esse material certamente finda, a respeito das intenções e reais esforços de todos os agentes que se envolveram em sua elaboração, com dedicação, compromisso e, acima de tudo, amor. Equipe ITD"

Segue ainda, a mensagem que elucida a homenagem aos migrantes nordestinos feita na capa do material:

AS CAPAS DA COLEÇÃO: UMA HOMENAGEM (Por Ionara Lermen)

A Coleção Crescendo no Saber, destinada aos alunos do Programa de EJA ITD, traz nas capas de suas apostilas uma homenagem aos migrantes da região nordeste que residem no estado de São Paulo e representam atualmente 50% do público de atendidos do programa.
A apostila de Módulo 1, na cor vermelha, traz em sua representação a referência da vegetação nordestina (palmas e cactos), com um sol em maior proporção e um casal de mãos dadas que deixa o local em busca de novas oportunidades em outro estado. Tal imagem objetiva explicitar a força de vontade e coragem dessas pessoas, ao lançarem-se em busca de uma nova vida, independente das condições adversárias.
Já na Apostila de Módulo 2, na cor azul, a referência se dá a chegada na região sudeste (em específico à cidade de São Paulo) onde a família de migrantes depara-se com as grandes construções (prédios) que caracterizam-se como elementos urbanos bastante proeminentes, impactando em um primeiro momento, mas oferecendo aos novos moradores um ar de pertencimento a uma grande metrópole.
Em sequência, a apostila de Módulo 3, na cor amarela, explicita duas outras fortes características da urbanização paulistana, através da grande frota de ônibus coletivos (referência aos grandes engarrafamentos e a um dos meios de transporte mais comuns e importantes da cidade), bem como a referenciação às fortes chuvas que atingem a capital, em especial nos primeiros meses do ano.
Por fim, a apostila de Módulo 4, na cor verde, simboliza o migrante deparando-se com o mercado de trabalho e apercebendo-se com a necessidade de retomar seus estudos, no intuito de dar continuidade a seu sonho, o qual terá ainda mais sucesso a partir do momento que permite-se buscar em programas de educação popular, o auxílio para seu processo de escolarização através da EJA (Educação de Jovens e Adultos), a exemplo do programa Alfabetiza São Paulo ITD.
A diversidade de texturas que compõem o preenchimento das imagens (tecidos, sementes, objetos) e a referência pontilhada das “costuras” que compõem o contorno de cada uma, também são uma menção as técnicas, a exemplo do patchwork, que se utilizam do artesanato com retalhos, tipificando a construção da vida, unindo partes, momentos, pessoas, escolhas e oportunidades, formando um todo que finda no acesso à educação básica, fundamental e de direito a todos os cidadãos.
Depto. de Marketing e Divulgação ITD
20/05/2012

Coleção Crescendo no Saber Apostila Módulo 1 Apostila Módulo 2 Apostila Módulo 3 Apostila Módulo 4 Proposta Curricular/ EJA ITD

6 imagem(ns)
Alfabetiza - São Paulo ITD Diocese de Santo Amaro - São Paulo | Brasil Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo Prefeitura de São Paulo Shopping Interlagos CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola