ITD - Instituto Tecnológico
Diocesano Santo Amaro
R. Cel. Conrado Siqueira Campos
Nº 68 - Brooklin
CEP 04704-140 São Paulo - SP
(11) 3798-7925
atendimento@itd.org.br

SAIBA MAIS SOBRE O ANALFABETISMO NO BRASIL

 

PESQUISA DO PNAD REVELA NOVOS DADOS SOBRE O ANALFABETISMO NO BRASIL

09/09/2010

 

A taxa de analfabetismo no Brasil entre pessoas com 15 anos ou mais caiu 0,3 pontos percentuais entre 2008 e o ano passado, de acordo com a Pnad. O índice saiu de 10% há dois anos para 9,7% em 2009. Segundo o órgão, o isso representa 14,1 milhões de analfabetos –em 2008, eram 14,2 milhões. De acordo com o IBGE, a maioria dos analfabetos (92,6%) está concentrada no grupo com mais de 25 anos de idade. No Nordeste, a taxa de analfabetismo entre a população com 50 anos ou mais chega a 40,1%, enquanto que no Sul, esse número é de 12,2%. Os nordestinos têm as maiores taxas em todas as faixas de idade. Já no que se refere ao analfabetismo funcional, um em cada cinco brasileiros (20,3%) é analfabeto funcional, de acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2009, divulgada nesta quarta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É considerada analfabeta funcional a pessoa com 15 ou mais anos de idade e com menos de quatro anos de estudo completo. Em geral, ele lê e escreve frases simples, mas não consegue, por exemplo, interpretar textos. Segundo a pesquisa, o problema é maior na região Nordeste, na qual a taxa de analfabetismo funcional chega a 30,8%. Na região Sudeste, onde esse índice é menor, a taxa ainda supera os 15%.

Estes dados recém divulgados, apesar de refletirem uma triste realidade, são interpretados por toda a equipe ITD como um verdadeiro estímulo e reforço da necessidade de Programas a exemplo do Alfabetiza São Paulo, o qual a entidade executa com o auxílio de um grande número de colaboradores voluntários, Secretaria de Estado da Educação, Governo do Estado e apoiadores da Iniciativa privada como banco Bradesco S.A, Shopping Interlagos, CIEE e Rede Ultrafarma. Minimizar e erradicar os índices de analfabetismo do país fazem parte de um sonho coletivo por um mundo mais igualitário em cidadania, inclusão social e oportunidades, e tudo isto vem de encontro ao que o ITD enquanto entidade de terceiro setor, já possui como missão ao longo de seus 10 anos de existência.

 

Por Ionara Lermen

Depto. Marketing e Relações Públicas ITD

ANALFABETISMO NO BRASIL

2 imagem(ns)
Alfabetiza - São Paulo ITD Diocese de Santo Amaro - São Paulo | Brasil Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo Prefeitura de São Paulo Shopping Interlagos CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola