ITD - Instituto Tecnológico
Diocesano Santo Amaro
R. Cel. Conrado Siqueira Campos
Nº 68 - Brooklin
CEP 04704-140 São Paulo - SP
(11) 3798-7925
atendimento@itd.org.br

Pe. Maurício Cruz, pároco da Paróquia São João Batista. Entidade que possui núcleo do Programa ITD.

"A Alfabetização de jovens e adultos é uma realidade necessária no Brasil, até que se cubra essa lacuna do analfabetismo que ainda existe. A igreja historicamente sempre ofereceu acesso a educação. Todos devem ter acesso à educação, a palavra de Deus, a leitura da bíblia, ao conhecimento. Em nossa paróquia isso ocorre de forma muito premente através do ITD. Uma senhora de 76 anos chorou quando pela primeira vez conseguiu ler um versículo da Bíblia, da criação do mundo, logo no início: “E Deus criou o céu...”. Percebemos que um pequeno trabalho pode levar o indivíduo a elevação de sua alma para Deus, assim como tantos outros casos de alunos que não conheciam números, conheciam o dinheiro apenas pela cor, não conseguiam ler a conta de água, de luz, e hoje aprenderam. Isso é humanizar, é promover valores humanos, eternos, de vida. Isso leva a pessoa a ter condições de vida digna, para que

compreenda que a cada dia vale à pena lutar, trabalhar e vencer. Agradecemos a Deus por podermos oferecer esse conhecimento em nossa paróquia, promover a cultura e a educação. Este é um chamamento mais do que atual, e para isso o ITD é uma grande ferramenta que está aí, ao dispor."

 


Teresinha Dantas | Pres. da Assoc. de Moradores Amigos da Vila Joaniza | Entidade com Núcleo ITD

"Observamos que na comunidade pelo menos 15% dos moradores não sabem ler escrever, tanto jovens quanto idosos. Em nossa entidade atendemos várias pessoas carentes, doentes, ajudamos de muitas formas, inclusive através do programa de Alfabetização do ITD. Ter concluído a 4ª série ajuda na formação de um currículo, pois hoje, para as funções mais básicas é necessário saber ler e escrever.  Através do programa de Alfabetização do ITD conseguimos trazer para nossa entidade empresas que buscam na comunidade e em nossos alunos, mão de obra para funções como auxiliar de limpeza, porteiro, vigilante e auxiliar de balcão, pois para essas funções é necessário possuir a 4ª série. Além de oferecermos  educação, conseguimos oferecer trabalho às pessoas. Os alunos sempre nos emocionam. Um dia desses, uma senhora de cerca de 70 anos me  falou:“Você acredita que eu já sei escrever “toalha” e “ovo”!’’. Acho muito importante entidades abrigarem o programa e também visitarem entidades que já o possuem. Não precisa muita coisa, tendo uma salinha, um banheiro e boa vontade,todos podem mudar a vida das pessoas de sua comunidade.  Essa iniciativa ajuda a instituição, seus presidentes, os moradores locais, ajuda todo mundo!"

 


Padre Simão Bento | Núcleo Paróquia São João Batista | Vila Mira | SP

“A concessão de espaços visando o curso de Alfabetização / EJA, é um esforço contínuo em parceria com o ITD, a paróquia São João Batista orgulhosamente abre suas portas para a tão importante tarefa e missão, onde o empenho e a capacidade dos profissionais de ensino no quadro de paroquianos assíduos colhem-se ótimos resultados na formação das pessoas em todos os campos do agir humano, entre eles, alguns que pelo seu empenho já tem participações diretas como leitores nas celebrações pastorais e em outras atividades de nossa comunidade, o que nos deixa muito feliz. Sem essa oportunidade, as pessoas não se sentem valorizada e consequentemente não alcançariam objetivos que pareciam inatingíveis.”


Padre Antonio Alexandre de Oliveira | Núcleo Pr. Nsa. Sra. Aparecida | Real Parque | São Paulo

“O Programa está abrindo novos horizontes para a minha comunidade, pois possibilitará aos que não sabiam ler e escrever, a entrad no mundo dos livros, adquirindo, pois, novos conhecimentos. Além disso, os que concluíram o Programa terão a oportunidade de buscar empregos melhores. Em suma, o ITD trouxe alegria e esperança aos meus paroquianos. Por tudo isso, sou muito grato ao Instituto.”


Djinalva da Silva Santos Núcleo Associação Beneficente das Mulheres do Parque Europa | Pq. Figueira

“Eu sou muito feliz de fazer parte desse Programa que só traz alegria em ver que, através da minha comunidade, do Programa e do ITD, eu vejo sonhos serem realizados porque muitos alunos chegaram aqui e nem o nome sabiam fazer, principalmente um aluno que é especial e se chama José Maurício. Ele não sabia pegar no lápis e hoje é o nosso orgulho. É muito bom fazermos outras pessoas felizes. Eu sou realizada por fazer parte do Programa.”


Pe. Micael de Moraes Núcleo Paróquia Santa Cruz | Parelheiros | SP

"A sabedoria os salvou’ (Sb 9,18). Como administrador da Paróquia Santa Cruz, fico feliz, em primeiro lugar, por ver pessoas que não tiveram a oportunidade de estudo em suas vidas e hoje podem crescer intelectualmente; Em segundo lugar, o sentido que essas pessoas obtém na vida ao ter acesso ao patrimômino da humanidade e finalmente desejo que esse programa possa se aprofundar mais ainda e abranger o maior número de pessoas, porque a educação, no sentido mais amplo da palavra, é que pode transformar nosso país.”

 


Silvia Cintra Galvão | Núcleo Colégio Certus | Jardim Colonial | SP

“Através da parceria com o Programa Alfabetiza São Paulo ITD, o Colégio Certus coloca em prática uma das premissas de sua Missão e Proposta Pedagógica: a responsabilidade social. Abriu as portas da escola para a comunidade circunvizinha com o objetivo de contribuir para a formação individual de pessoas que, por motivos diversos, não tiveram oportunidade em sua infância e/ou adolescência, é muito gratificante. O contato diário com os alunos da EJA tem contribuído para ampliar o olhar dos nossos alunos e colaboradores sobre a realidade socioeconômica da região que estamos inseridos e também, na crença de que não há barreiras que nos impeçam de buscar nossos sonhos.”


Ana David Vieira | Núcleo Igreja Batista | Jardim São Luiz | SP

“Esse programa de Alfabetização é muito importante, pois proporciona a comunidade do nosso bairro a buscar o conhecimento e a alfabetização daqueles que não tiveram oportunidade de estudar. Eles estão sendo encorajados a prosseguir a sua jornada nos estudos quando terminarem este curso aqui conosco.”


Pe. Gregório Luts | Núcleo Pr. São Pedro | Cidade São Pedro | SP

“Os cursos de Alfabetização na Paróquia São Pedro, em Santana de Parnaíba levam grandes benefícios para a população da Cidade São Pedro e de outros bairros pertencentes a esta paróquia. Há pessoas que, graças à participação a um destes cursos, depois conseguiram emprego registrado, o que teria sido impossível se não tivessem sido alfabetizadas. Também para outras pessoas que não foram empregadas depois da absolvição da alfabetização, melhoraram a qualidade de vida e a autoestima de si mesmas.”


Pe. José Wilson de Souza | Núcleo Pr. Sto. Expedito | Jd. Saint Moritz | SP

“A Comunidade Santo Expedito é formada de pessoas que sempre trabalharam duro na vida e muitas delas não tiveram a oportunidade de estudar na juventude, mas no fundo, acalentavam o sonho de aprender a ler e escrever. Com a chegada do Programa de Alfabetização EJA, esse sonho poderá se tornar realidade para aqueles que aguardavam por essa oportunidade.”


Arnaldo Pereira do Nascimento|Núcleo Associação Amigos do Bairro Jd. Scândia | Jd. Scândia | SP

“O Programa Alfabetiza São Paulo mudou a filosofia de pensamento de vários alunos que passaram por aqui; Muitos já terminaram o Ensino Médio, outros optavam por fazer cursos de Capacitação (cursos de cabeleireiro). Duas alunas concluíram o Módulo 4, e fizeram um curso de cabeleireiro por um ano, montaram um salão e hoje trabalham por conta própria, e a fala das duas é: graças ao Programa ITD.”


Silvia de Lima | Núcleo Escola Estadual Luiz Gonzaga Travassos do Rosa | Jardim Novo Morumbi | SP

“O Programa tem feito várias benefícios em nossa comunidade, pois os pais que não tiveram como estudar antes, estão tendo a oportunidade agora. Os adultos vem com vontade de aprender e trazem amigos e comentam que seus filhos estão felizes com eles. Portanto, vocês do ITD estão de parabéns por esta iniciativa, e obrigada, desde já, por fazer nossa comunidade mais feliz.”


Nanci Marilena Marques Pereira Gorni | Núcleo Associação Comunitária Despertar | Jardim Vilas Boas |

“Quando a Despertar chegou ao Jardim Miriam, há 20 anos, percebendo o esforço de pessoas da comunidade para superar condições adversas de moradia, saúde, alimentação, emprego e transporte público, constatou que o analfabetismo estava na raiz de todos estes problemas, e começou a buscar alternativas a esta realidade. A chegada do Programa Alfabetiza São Paulo ITD, veio a colaborar, e muito, para multiplicar um saber mais significativo e libertador, capaz de oferecer elementos de transformação das condições de vida de pessoas desta comunidade.”


Cleber Eduardo | Núcleo Paróquia São José - Americanópolis | SP

“O Programa Alfabetiza São Paulo ITD é uma iniciativa que traz benefícios para nossa paróquia, pois há vários adultos que estão inseridos no Programa e, assim, têm a possibilidade de serem alfabetizados.”


Cleide de Campos Batista | Núcleo Comunidade Sagrado Coração de Jesus | Vila Capela | SP

“Embora sendo uma comunidade simples, o Programa Alfabetiza São Paulo ITD tem sido muito importante, pois dá oportunidade aos alunos de realizarem o sonho de conseguir ler e escrever. Para a entidade, o espaço utilizado pelo programa não reúne muito conforto, mas nos deixa a consciência do dever cumprido, no sentido de ajudar o próximo.”


Antonio Lopes Sobrinho | Núcleo Kolping Nova Carapicuíba | Jd. Nova Carapicuíba | SP

“Somos uma comunidade que fica em uma cidade muito carente, daí a importância do programa. Temos muita procura, pois já sabemos, e as pessoas estão percebendo, que não dá mais para, em um país como o Brasil, ainda ter analfabetos. Este Programa, se não for o único, é um dos poucos aqui da nossa cidade. Se não existisse, estas pessoas teriam que enfrentar uma sala de aula com crianças, o que não é tão agradável.”


Everton Miekusz Salgado de Vasconcellos | Núcleo Obra Kolping Estadual de São Paulo | Cohab Presiden

“Através deste Projeto, a Kolping pôde proporcionar para a Comunidade o local, aumentando conhecimento para aquelas pessoas que, por variados motivos, não conseguiram este objetivo na época apropriada e assim, conseguem ser agentes transformadores em sua família e comunidade, mudando a realidade local.”


Angelita C. Coinete | Núcleo Escola Pedrina Benedita Dias | Jd. Sol Nascente | SP

“Estou à frente dessa unidade escolar na direção do período noturno desde agosto de 2013, e tenho me sentido honrada na coparticipação deste projeto. Percebo que a realização desse projeto é muito importante para a comunidade local, pois se não houvessem as aulas nessa unidade escolar, muitos alunos não conseguiriam realizar o sonho de voltar a estudar. Noto também que os alunos são gratos pela oportunidade de estar aprendendo e também sempre comentar que podem chegar aqui na escola e jantar, uma vez que muitos chegam do trabalho e, se não tivesse alimentação, ficariam com fome na aula. Ressalto também que eles elogiam muito os professores, pela  assiduidade e comprometimento.”


Alfabetiza - São Paulo ITD Diocese de Santo Amaro - São Paulo | Brasil Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo Prefeitura de São Paulo Shopping Interlagos CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola